9.9.08

Hoje cinema no Rotas Jardim - jardim António Borges

Onde fica a casa do meu amigo?
de Abbas Kiarostami
jardim António Borges - Ponta Delgada
21.30h




Um rapaz traz por engano um caderno de um colega. A pensar que ele será castigado por não apresentar os trabalhos de casa feitos no dia seguinte, este rapaz parte numa aventura para entregar o caderno.
Este é o primeiro da chamada "Triologia do Terramoto".


Sobre o realizador:

Abbas Kiarostami (عباس کیارستمی em Persa) (22 de Junho de 1940, Teerão) é um cineasta iraniano que em 1987 recebeu a Palma de Ouro pelo filme Gosto de Cereja.

Após ter terminado a licenciatura em Belas-Artes pela Universidade de Teerão, resolveu dedicar-se ao cinema, primeiro como assistente de realização, depois como realizador.

Estreou-se com o filme Nan Va Koutcheh em 1970. Rapidamente, Kiarostami se destacou pela visão realista que oferecia sobre a sociedade iraniana. Contudo, o filme que projectaria a sua carreira a nível internacional foi Khane-ye Doust Kodjast? (Onde é a Casa do Amigo?, 1987), onde realça a história de um menino natural de uma aldeia pobre, que foge de casa para procurar um companheiro de turma, na ânsia de lhe devolver um caderno.

Nunca deixando de ser um realizador visionário, procurou seguidamente apresentar uma nova visão da mulher iraniana contemporânea em Ten (2002), um filme profundamente marcado pelo intimismo e pela discussão filosófica.

matines-cinefilas.blogspot.com

Sem comentários: